domingo, 3 de julho de 2016

"De repente do pranto fez-se o riso"




Meses atrás uma pessoa me questionou na mesa do bar o motivo de falar tanto sobre amores antigos e não sentir vergonha de dizer que apesar dos contratempos, ainda tenho lugar no peito para cada um deles.  Na hora não soube como responder algo que ao meu ver é considerado óbvio demais. E acredito que percebi na pessoa o olhar de indignação e palavra alguma bastaria para compreender.


E são nessas situações que me vejo feliz de ter cultivado pessoas que foram embora, e sim, elas foram embora. Muitas vezes as mandei ir, outras tive de ser retirada aos ponta pés, em poucas... O mundo fez questão de desacolher. A verdade é que essas pessoas sentavam na mesa do bar e me entendiam quando dizia que era pra sempre. Essas mesmas pessoas, me procuram uma vez ao ano para dizer que passa frio em outro país mas que lembra da receita do meu chá de limão, ou que precisa saber o nome da loja onde comprei aquela jaqueta e se não gostaria de tomar um café pra conversar sobre a vida, que anda difícil demais.  Já acolhi pessoas que fiz sexo loucamente em todos os cantos da minha casa e hoje choram em meus ombros desencontros de outros amores. Já não sou quem está em sua vida, mas faço parte da vida delas. 

Quando pensei em responder aquela pessoa na mesa do bar, que me dizia com um sorriso debochado o quanto é frustrante ser como sou, já que corro atrás de pessoas que não dão me dão valor, achei que seria melhor concordar.

Metade do mundo não irá se encaixar no seu modo de pensar e não adianta quantas vezes você tente usar o amor como desculpa, as pessoas não costumam desculpar o amor. Não é que na vida a gente não guarde mágoas ou fique chateada da pessoa não responder uma carta de saudades. Guardo mágoa, fico chateada, mas de que adianta? 

O tempo passa para todos e é normal sentir preguiça das pessoas vez ou outra. Sinto preguiça das pessoas a maior parte do tempo, por isso é tão bom quando me bate aquela vontade, abro o email e mando para alguém: "Como anda as coisas por aí? Que saudades estou. Espero que fique bem." Porque na verdade, verdade mesmo... Todo mundo acaba por ir embora, mas é tão bom saber que vez ou outra tem um abraço pra voltar. 

E você, pra quem queria dar um abraço de saudade hoje?


* Titulo readaptado do soneto da separação de Vinícius de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário